Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Primeiro dia

Acho que todos devem conhecer (ou não) a horrível sensação do "primeiro dia" no emprego novo. É quase a mesma experiência que mudar de escola, mudar de período/sala na escola ou simplesmente começar algum curso depois de toda a turma.
A primeira sensação é a de ser "a novidade" do lugar. Você é o novo ser estranho, vindo do mundo exterior. Quase como uma mobília nova. Todos olham, olham, mas no máximo esboçam um pequeno sorriso ou deixam escapar um simples "opa". Como sempre tem o tiozinho simpáticão e todo divertido, que já chega com as piadinhas super-inovadoras, tipo "E esse cabelo arrepiado, levou um choque ou foi susto mesmo?". Ok, momento simpatia, você da um sorrisinho sem graça, querendo também ser simpático, e em menos de 5 minutos vem uma segunda piada, quase tão boa quanto a primeira.
Tudo bem, a pessoa está sendo legal, tentando te enturmar. A pressão de estar sendo avaliado TODO O TEMPO é, no mínimo, sufocante. "Estou fazendo certo? Será?!...hmm, acho que não foram com a minha cara." Até que no final do expediente, as pessoas se dispedem com um animado "até amanhã", tratando você como um novo membro do bando, e seguem suas vidas. O chefe lhe da um tapinha no ombro e diz "parabéns, você se saiu muito bem hoje".
Acabou o primeiro dia, e a partir do dia seguinte você já está praticamente habituado a nova rotina. E que venha essa nova fase.

2 comentários:

  1. uAHUAhuaHUAhuAHUAh

    "Como sempre tem o tiozinho simpáticão e todo divertido" ----> Arlei

    ResponderExcluir
  2. Primeiro dia é uma tortura mesmo.
    Mas eu tenho um outro ponto de vista: de quem já está dentro e vê um novato chegando. O olhar não é tão crítico assim. Acho que a gente é que fantasia, por estar se sentindo um estranho no ninho.
    A timidez que a gente sente é a pior coisa...
    E eu acho que no segundo dia essa sensação ainda não acabou, ela só está menos intensa... e vai ficando cada vez menos ao longo dos dias.
    Sei lá, cara, eu levei quase um mês pra me sentir "da casa".

    Boa sorte pra vc nos próximos dias... e no trabalho novo!

    ResponderExcluir