Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O guerreiro que se tornou lenda

Hoje trago uma matéria sobre Miyamoto Musashi, um personagem histórico japonês que se tornou um mito por seus feitos. Esse meu texto já é um pouco antigo, mas achei interessante postá-lo por que é uma ótima história. Além disso, como ele morreu a muito tempo, acho não há nada de novo a ser contado a seu respeito. (haha....hã....ha?!). Ok, vamos ao artigo.

Conheça aqui a história de Miyamoto Musashi, o samurai mais famoso de todo o Japão.

Os samurais eram guerreiros do período feudal japonês que seguiam rigorosamente o bushido, o código de honra samurai (Bushi = guerreiro; Do = caminho), e também dedicavam suas vidas fielmente a seus Daimyo (senhor feudal). Uma das classes dos samurais eram os Rounin (guerreiro sem mestre), que viajavam pelo país aperfeiçoando suas habilidades e técnicas com o objetivo de alcançar um posto alto em uma casa feudal. Desses guerreiros o que mais se destacou foi Miyamoto Musashi, que se tornou um mito em todo o Japão.

Musashi foi um habilidoso guerreiro e grande estrategista que dedicou toda a sua vida ao caminho da espada. Tornou-se famoso por seus feitos históricos que ainda hoje são conhecidos no Japão sendo considerado como um herói nacional. Entre suas façanhas está o “Episódio do pinheiro”, como ficou conhecido, no qual após vencer os dois representantes de uma famosa acadêmia, a casa Yoshioka, Musashi enfrentou cerca de 60 discípulos sozinho e conseguiu sobreviver graças a sua arte na estratégia. Foi também nessa batalha que desenvolveu a base do seu estilo com duas espadas ao mesmo tempo, que foi denominado futuramente “Niten Ichi Ryu” (ou "Ni To Ryu"). Outro importante episódio em sua história foi a batalha contra seu maior rival, Sasaki Kojiro, um habilidoso espadachim, na qual Musashi vencera seu adversário utilizando um remo.

Além do caminho da espada Musashi também se dedicou a outras artes como a pintura, caligrafia, escultura e escreveu sua própria obra sobre estratégia, o livro intitulado “Go Rin No Cho” (o livro do cinco anéis, no Brasil). Foi admirado por sua força e caráter e foram feitas diversas obras em sua homenagem como filmes, novelas, jogos e mangás, além do livro escrito por Eiji Yoshikawa entitulado “Musashi”, um romance dividido em dois volumes que contam a trajetória do herói, os fatos históricos e importantes personalidades do Japão que viveram em sua época.

Estima-se que Musashi tenha falecido aos 61 anos e, ao pressentir sua morte, deixou seu legado a seus discípulos e se isolou em meditação em uma caverna. Musashi tornou-se mundialmente conhecido e uma lenda no mundo das artes marciais e estratégia.

Um comentário:

  1. Confesso que senti um interesse sobre esse livro dele das estratégias...
    Adoro saber a teoria alheia. Muitas vezes funciona mesmo.

    Poxa, que legal, eu não sabia sobre a vida dos samurais.

    Gafanhoto é cultura [japonesa]! rsrs

    ResponderExcluir